SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue61Philosophy and education philosophy in recursive linkCreative heterogenesis: what can images in contemporary didactics? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

SCHNORR, Samuel Molina; RODRIGUES, Carla Gonçalves  and  SCHWANTZ, Josimara Wikboldt. Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, pp.369-384. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384.

Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ate liê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofer taram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.

Keywords : Educação; Filosofias da Diferença; Formação de Professores; Ateliês de Escrileituras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )