SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61A filosofia e a filosofia da educação em elo recursivoHeterogênese criativa: o que podem as imagens nas didáticas contemporâneas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

SCHNORR, Samuel Molina; RODRIGUES, Carla Gonçalves  e  SCHWANTZ, Josimara Wikboldt. Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, pp.369-384. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384.

Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ate liê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofer taram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.

Palavras-chave : Educação; Filosofias da Diferença; Formação de Professores; Ateliês de Escrileituras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )