SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número61O prazer (hedoné) como fim (télos) da ação e como fonte de perturbação da mente segundo EpicuroSobre o lugar da argumentação na filosofia como disciplina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

BOCCA, Francisco Verardi  e  OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. Rapport au savoir na perspectiva psicanalitica. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.61, pp.491-515. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p491a515.

Apresentamos a noção francesa de rapport au savoir (relação com o saber) na vertente desenvolvida por Jacky Beillerot, fundamentada na Psicanálise de Freud que tem no “desejo pelo saber” seu conceito fundamental, construído no âmbito da sexualidade infantil, das expectativas familiar e escolar. Trata-se de uma perspectiva que permite refletir sobre o papel da escola e da família quando sepa ram a possibilidade de aprender como manifestação de uma epistemofilia (saber de si) da possibilidade de aprender como instrumento de sucesso social (saberes exteriores). Beillerot defende o processo criador que integre todos os saberes, que parte de uma condição ou interesse particular, único e irreproduzível, mas que em seguida demanda uma condição social, o outro como agente viabilizador da reali zação do desejo de saber, o que institui o educar como um ato de companheirismo (permitir o saber) mais do que de acompanhamento (dever fazer), ensejando uma relação com o saber como relação entre sujeitos desejantes.

Palavras-chave : Educação; Psicanálise; Desejo; Saber; Desejo de Saber.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )