SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue62Catharsis and education of senses: The contribution of aesthetic philosophy of Theodor AdornoDialogue, alterity and ethical action in education: a meeting between Martin Buber, Mikhail Bakhtin and Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

CARVALHO, Magda Costa; SANTOS, Ana Isabel  and  SEQUEIRA, Renata. Os diagramas de Venn como recurso filosófico no jardim de infância. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.727-750.  Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750.

Esta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento.

Keywords : Filosofia para crianças; Pré-escolar; Diagramas de Venn; Interseção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )