SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número62Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor AdornoDiálogo, alteridade e agir ético na educação: um encontro entre Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

CARVALHO, Magda Costa; SANTOS, Ana Isabel  y  SEQUEIRA, Renata. Os diagramas de Venn como recurso filosófico no jardim de infância. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.727-750.  Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750.

Esta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento.

Palabras clave : Filosofia para crianças; Pré-escolar; Diagramas de Venn; Interseção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )