SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue62Education symphony: variations on the theme of socio-emotional competencesPlato’s Euthydemus: an invitation to philosophy and virtue. A protreptic dialogue on protrepsis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

LEITE, Vanessa Caldeira  and  GARCIA, Maria Manuela Alves. Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.833-863.  Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863.

O artigo trata da constituição do si docente através das disciplinas de Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Teatro, problematizando o trabalho ético experimentado por sete alunos ao escreveram seus relatórios de estágio. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo inspira-se nas últimas investigações de Michel Foucault sobre o domínio da ética, analisando a constituição de uma forma de profissionalidade autorreflexiva através do universo dos significados e das relações estabelecidas em um conjunto de vinte e um relatórios de estágios que os alunos escreveram ao longo de três semestres do componente do Estágio. Argumenta que o Estágio e a escrita dos relatórios são dispositivos pedagógicos no interior dos quais certas formas de experiência de si dos futuros docentes são elaboradas e reelaboradas frente às contingências do currículo, de suas histórias pessoais e das normas e relações de poder das instituições em que atuam.

Keywords : Formação inicial de professores; Estágio supervisionado; Experiência de si; Escrita de si.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )