SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número62Educar em Si: variações sobre o tema das competências socioemocionaisO Eutidemo de Platão: um convite à filosofia e à virtude. Um diálogo protréptico sobre a protréptica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

LEITE, Vanessa Caldeira  e  GARCIA, Maria Manuela Alves. Escrita de si e trabalho ético no estágio supervisionado na formação inicial de professores. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.833-863.  Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p833a863.

O artigo trata da constituição do si docente através das disciplinas de Estágio Supervisionado, em um curso de licenciatura em Teatro, problematizando o trabalho ético experimentado por sete alunos ao escreveram seus relatórios de estágio. Do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo inspira-se nas últimas investigações de Michel Foucault sobre o domínio da ética, analisando a constituição de uma forma de profissionalidade autorreflexiva através do universo dos significados e das relações estabelecidas em um conjunto de vinte e um relatórios de estágios que os alunos escreveram ao longo de três semestres do componente do Estágio. Argumenta que o Estágio e a escrita dos relatórios são dispositivos pedagógicos no interior dos quais certas formas de experiência de si dos futuros docentes são elaboradas e reelaboradas frente às contingências do currículo, de suas histórias pessoais e das normas e relações de poder das instituições em que atuam.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; Estágio supervisionado; Experiência de si; Escrita de si.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )