SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue62Plato’s Euthydemus: an invitation to philosophy and virtue. A protreptic dialogue on protrepsisThe role of imitation in the Republic’s educational project and the question of the imitative style of Plato’s dialogues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães do. A filosofia realista e naturalista de John Dewey:contribuições para uma epistemologia na atualidade. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.909-942.  Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p909a942.

O presente artigo analisa a epistemologia realista e naturalista de John Dewey para discutir sua contribuição para uma epistemologia na atualidade. O eixo central desta investigação consiste em articular os conceitos ‘experiencia’ e ‘natureza’ da epistemologia de John Dewey às contribuições de autores contemporâneos. Ao final, pretende-se demonstrar que o realismo de Dewey, por caracterizar-se como naturalista, aporta contribuições importantes para a epistemologia atual, sobretudo quando esta é colocada numa vertente contraria ao objetivismo, porém sem prescindir da ciência. Ao opor-se à epistemologia clássica Dewey não pretendeu-se separar-se totalmente desta área da filosofia, mas postular um novo modelo teórico em que o conhecimento possa ser compreendido mediado por relações naturais, causais, cognitivas e culturais. Será demonstrado que esta perspectiva se antecipa às vertentes atuais do conhecimento cuja explicação passa pela noção de complexidade e holismo.

Keywords : Realismo; Antirrealismo; Naturalismo; Experiência; Natureza.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )