SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue62The naturalistic and realistic philosophy of John Dewey: contributions to contemporary epistemologyThe foundations of popular education and its formative horizon: citizenship in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

CECILIO, Guilherme da Costa Assunção. A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de Platão. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.943-957.  Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p943a957.

O correto entendimento da teoria platônica da imitação - μίμησις - evidencia que o filósofo não tem objeções à imitação em si; muito pelo contrário, ela é um recurso de grande importância para seu projeto educativo e filosófico. Essa compreensão nos possibilita redimensionar a crítica à poesia apresentada na República e também justificar o gênero de sua obra filosófica.

Keywords : Platão; República; Imitação; Educação.

        · abstract in English | Italian     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )