SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número62A função da imitação no projeto educativo da República e a questão do estilo imitativo dos diálogos de PlatãoO hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PITANO, Sandro de Castro. Os fundamentos da educação popular e seu horizonte formativo: a cidadania em questão. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.959-984.  Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p959a984.

O texto desenvolve uma análise crítica da cidadania, problematizando-a como possível horizonte formativo da educação popular. A análise se estende ao processo educativo escolar, colocando em crise o consenso de que cabe à escola formar o cidadão. A seguir são investigadas as transformações históricas que o conceito sofreu, explicitando suas múltiplas faces no bojo das organizações políticas respectivas. Em relação ao momento atual, busca evidenciar as características da cidadania concebida e desejada pelas modernas democracias, como a brasileira. A questão central e motivadora desse estudo é retomada nas considerações finais: pode uma concepção política e pedagógica radicalmente libertadora como a educação popular balizar-se no cidadão como ideal formativo? Os argumentos reunidos e analisados ao longo do texto permitem concluir que por coerência e fidelidade, embora possa, não deve, pois iria de encontro aos princípios fundantes da educação popular.

Palavras-chave : Educação popular; Cidadão; Educação escolar; Democracia; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )