SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue62Notes on language and politics in Dante. A gramscian readingPossibilities to(re)invent the inclusion for the apprentices from the 21st. century: contributions of Gilles Deleuze’s philosophy of the difference author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

FONSECA, Josélia Ribeiro. “Pessoa”, um si mediatizado: uma reflexão educativa e multicultural na filosofia de Ricoeur. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.1111-1125.  Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p1111a1125.

A forte presença das questões multiculturais na sociedade atual torna premente a reflexão e o questionamento sobre a importância da cultura na formação do ser humano, assim como torna imperativo refletir sobre o modo como a educação promove o desenvolvimento do homem como ser cultural e o prepara para o diálogo e para o convívio com as demais culturas. É objetivo deste artigo refletir sobre a importância da educação multicultural na formação da pessoa humana, evidenciando a dimensão ética que está associada aos conceitos de cultura e de educação. O interesse em compreender a educação multicultural sob o signo da ética conduz-nos à procura de linhas de reflexão multicultural na filosofia de Paul Ricoeur.

Keywords : Pessoa; Educação; Multiculturalismo; Ética Ricoeur.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )