SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue62Which heritage of modernity? A critic to universalism as normative criteria and cosmopolitan projectTrajectories, memories and legitimation of literate lifes in adult education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

ECCEL, Daiane  and  DOZOL, Marlene de Souza. Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.1227-1248.  Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p1227a1248.

A preocupação com a formação humana da forma como foi inaugurada por Rousseau na França do século XVIII chegou até a Alemanha. O resultado é que filósofos e poetas como Kant, Schiller, Goethe e Hölderlin escreveram sobre alguns aspectos que compunham a Bildung. Neste artigo nos dedicaremos a investigar os elementos para uma estética formativa por meio de Rousseau e Schiller. Ambos têm em comum o fato de criticarem o tipo de homem cultivado em seu tempo e perceberem a emergência de uma formação que levasse em consideração tanto a autonomia da razão quanto a força dos sentimentos por meio de um livre jogo entre eles.

Keywords : Rousseau; Schiller; Estética; Formação humana.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )