SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número62¿Qué herencia de la modernidad? Una crítica al universalismo como criterio normativo y projecto cosmopolitaTrayectorias, memorias e legitimationes de vidas letradas em la educación y formación de adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ECCEL, Daiane  y  DOZOL, Marlene de Souza. Rousseau e Schiller: elementos para uma formação estética do homem. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.1227-1248.  Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p1227a1248.

A preocupação com a formação humana da forma como foi inaugurada por Rousseau na França do século XVIII chegou até a Alemanha. O resultado é que filósofos e poetas como Kant, Schiller, Goethe e Hölderlin escreveram sobre alguns aspectos que compunham a Bildung. Neste artigo nos dedicaremos a investigar os elementos para uma estética formativa por meio de Rousseau e Schiller. Ambos têm em comum o fato de criticarem o tipo de homem cultivado em seu tempo e perceberem a emergência de uma formação que levasse em consideração tanto a autonomia da razão quanto a força dos sentimentos por meio de um livre jogo entre eles.

Palabras clave : Rousseau; Schiller; Estética; Formação humana.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )