SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue63Anthropophagy beyond metaphor: for a philosophy of difference (notes of a professor of philosophy)Governing by debt and functional subjectivity in education: what is the place of disability? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

OLIVEIRA, Wanderley Cardoso de. Diálogo e diferença em sala de aula: condições de (im)possibilidades. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.63, pp.1397-1418.  Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n63a2017-06.

Primeiramente, expomos e criticamos um modelo de aula muito comum em nossas escolas: aquele centrado na fala do professor. Em seguida, destacamos a necessidade e a importância de fazermos da sala de aula um lugar de e para o diálogo. Na sequência, procuramos dar uma definição para o diálogo e estabelecer as condições para sua existência. Por fim, concluímos que o diálogo, embora raro, quando acontece, produz a diferença, confia nela e a respeita.

Keywords : Alteridade; Corporeidade; Diferença; Educação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )