SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue63The disability in your ontological radicalism and its ethical implications for school inclusion policiesPolicies of difference and public policies in education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

MOREAU, Didier. Diferença e desidentificação: uma teoria da emancipação educativa. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.63, pp.1475-1495.  Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n63a2017-09.

Este artigo examina a função da diferença na educação, procurando escapar ao dilema clássico que opõe o universalismo e o particularismo. Apoia-se na gênese de uma teoria da emancipação educativa, como processo de desidentificação. A partir do destaque dado por Heidegger para a diferença ontológica, o texto interpreta um conto dos irmãos Grimm como a chave da diferença educativa constitutiva da igualdade e mostra sua construção conceitual através de Jacques Rancière. Por fim, o espaço pedagógico que permite a desidentificação é analisado como um topos no qual implanta-se, segundo Édouard Glissant, uma “criolização” educativa, uma interprenetrabilidade à diferença, verdadeira prática de si e do mundo.

Keywords : Diferença; Emancipação; Educação.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )