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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MOREAU, Didier. Diferença e desidentificação: uma teoria da emancipação educativa. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.63, pp.1475-1495.  Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n63a2017-09.

Este artigo examina a função da diferença na educação, procurando escapar ao dilema clássico que opõe o universalismo e o particularismo. Apoia-se na gênese de uma teoria da emancipação educativa, como processo de desidentificação. A partir do destaque dado por Heidegger para a diferença ontológica, o texto interpreta um conto dos irmãos Grimm como a chave da diferença educativa constitutiva da igualdade e mostra sua construção conceitual através de Jacques Rancière. Por fim, o espaço pedagógico que permite a desidentificação é analisado como um topos no qual implanta-se, segundo Édouard Glissant, uma “criolização” educativa, uma interprenetrabilidade à diferença, verdadeira prática de si e do mundo.

Palavras-chave : Diferença; Emancipação; Educação.

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