SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue63Creation of and in the thought workshop: the event as the opening of philosophy to artsThe paradoxes of representation in the information age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

BARBOSA, Cristiano. Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.63, pp.1643-1673.  Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n63a2017-17.

O artigo discorre sobre um processo de filmagem-aprendizagem a partir de uma concepção de oficina de cinema documentário voltada para o contexto escolar, em que o oficineiro opera o acoplamento documentarista-cartógrafo. A cartografia enquanto um fazer e uma prática relacional se dá transformando o real, ao mesmo tempo em que o que é acessado é um real em devir, sempre em fuga. A própria cartografia se constitui deste modo, não representando ou reproduzindo um real supostamente pré-existente, mas criando, construindo e atualizando realidades com o fazer cartográfico. O documentarista-cartógrafo ainda pode ser um emaranhado de conexão de trajetórias em jogo e em negociação, uma posição flutuante do personagem documentarista-cartógrafo atravessado por três dimensões de atuação: aprendizagem, pesquisa e cinema; todas as três co-implicadas nesse fazer documental com a escola.

Keywords : Oficina de cinema; Cartografia; Documentário; Lugar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )