SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número63Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artesOs paradoxos da representação na era da informação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

BARBOSA, Cristiano. Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.63, pp.1643-1673.  Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n63a2017-17.

O artigo discorre sobre um processo de filmagem-aprendizagem a partir de uma concepção de oficina de cinema documentário voltada para o contexto escolar, em que o oficineiro opera o acoplamento documentarista-cartógrafo. A cartografia enquanto um fazer e uma prática relacional se dá transformando o real, ao mesmo tempo em que o que é acessado é um real em devir, sempre em fuga. A própria cartografia se constitui deste modo, não representando ou reproduzindo um real supostamente pré-existente, mas criando, construindo e atualizando realidades com o fazer cartográfico. O documentarista-cartógrafo ainda pode ser um emaranhado de conexão de trajetórias em jogo e em negociação, uma posição flutuante do personagem documentarista-cartógrafo atravessado por três dimensões de atuação: aprendizagem, pesquisa e cinema; todas as três co-implicadas nesse fazer documental com a escola.

Palavras-chave : Oficina de cinema; Cartografia; Documentário; Lugar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )