SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número64Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar?Estará morto o conhecimento escolar poderoso? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GALIAN, Claudia Valentina Assumpção  e  STEFENON, Daniel Luiz. Por que é tão difícil definir o conhecimento a ser ensinado na escola? Um olhar para a Geografia. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.64, pp.59-90.  Epub 20-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-04.

Este artigo se fundamenta em resultados de uma pesquisa que pretendeu evidenciar as escolhas consubstanciadas em documentos curriculares de produção recente no que se refere à definição da importância do conhecimento escolar de Geografia e do que constitui conhecimento relevante a ser abordado nas aulas dessa disciplina. Da mesma forma, professores universitários e da escola básica, envolvidos com a pesquisa e a produção de conhecimentos na área e/ou com o ensino da disciplina - em cursos de licenciatura e em salas de aula do Ensino Fundamental - foram instados a refletir sobre os mesmos aspectos e a se posicionarem frente a uma seleção de excertos dos documentos antes mencionados. Os resultados são discutidos à luz de referenciais teóricos do campo do currículo e do conhecimento escolar, notadamente Basil Bernstein, na análise do processo de recontextualização do conhecimento especializado na constituição do discurso pedagógico, e Michael Young, em sua ênfase no conhecimento como princípio de organização curricular, na necessária diferenciação entre o conhecimento escolar e aquele que advém da experiência cotidiana dos alunos, e na ideia de conhecimento poderoso. Ressalta-se entre os achados da pesquisa, a sintonia entre as seleções encontradas nos documentos e as suas opções diferenciadas no que se refere ao espaço conferido para as escolhas desenvolvidas na escola. E destaca-se, centralmente, a dificuldade - por parte dos sujeitos entrevistados - para desenvolver reflexões acerca do que constituiria uma base de conhecimentos relevantes a serem ensinados na escola.

Palavras-chave : Currículo; Conhecimento Escolar; Geografia; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )