SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número64¿Por qué es tan difícil definir el conocimiento a ser enseñado en la escuela? Una mirada a la GeografíaConocimento y currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

DURLI, Zenilde  y  THIESEN, Juares da Silva. Estará morto o conhecimento escolar poderoso?. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.64, pp.91-112.  Epub 20-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n64a2018-05.

O artigo tem como objetivo discutir e analisar conceito(s) de conhecimento escolar, especialmente no que se refere à problemática de sua significação em termos de valor e funções atribuídos pelas distintas perspectivas teóricas do campo dos estudos curriculares. (Re)Afirmamos que diferentes perspectivas mobilizam e/ou fixam sentidos distintos para este conceito, com desdobramentos nos contextos da escola onde atuam os sujeitos da prática curricular. Sustentados neste pressuposto, reconhecemos entre um conhecimento morto e um conhecimento escolar poderoso, incontáveis possibilidades de valoração como fixação de sentido, fortemente associadas ao modo como os sujeitos operam nos processos de significação e fechamento de seus conceitos e na correlação de forças estabelecidas nos múltiplos contextos de definição da prática curricular. Trata-se, portanto, de um estudo teórico desenvolvido com base na produção científica do campo das teorias curriculares em geral e da sociologia do currículo em particular.

Palabras clave : Currículo; Conhecimento escolar; Política; Conhecimento poderoso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )