SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número64Por que é tão difícil definir o conhecimento a ser ensinado na escola? Um olhar para a GeografiaConhecimento e currículo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

DURLI, Zenilde  e  THIESEN, Juares da Silva. Estará morto o conhecimento escolar poderoso?. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.64, pp.91-112.  Epub 20-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n64a2018-05.

O artigo tem como objetivo discutir e analisar conceito(s) de conhecimento escolar, especialmente no que se refere à problemática de sua significação em termos de valor e funções atribuídos pelas distintas perspectivas teóricas do campo dos estudos curriculares. (Re)Afirmamos que diferentes perspectivas mobilizam e/ou fixam sentidos distintos para este conceito, com desdobramentos nos contextos da escola onde atuam os sujeitos da prática curricular. Sustentados neste pressuposto, reconhecemos entre um conhecimento morto e um conhecimento escolar poderoso, incontáveis possibilidades de valoração como fixação de sentido, fortemente associadas ao modo como os sujeitos operam nos processos de significação e fechamento de seus conceitos e na correlação de forças estabelecidas nos múltiplos contextos de definição da prática curricular. Trata-se, portanto, de um estudo teórico desenvolvido com base na produção científica do campo das teorias curriculares em geral e da sociologia do currículo em particular.

Palavras-chave : Currículo; Conhecimento escolar; Política; Conhecimento poderoso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )