SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue64Is Powerful School Knowledge Dead?School knowledge in Geography: exploring disputed discourses in the definition of boundaries between disciplines in curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

VILLA, Mario Díaz. Conhecimento e currículo. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.64, pp.113-133.  Epub Sep 20, 2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n64a2018-06.

Este artigo faz parte dos resultados teóricos da pesquisa chamada “O currículo na educação superior na América Latina”. Um aspecto central desenvolvido nesta pesquisa foi a forma como o conhecimento é o princípio fundante da vida curricular na universidade. Este artigo apresenta elementos para a compreensão das relações entre o conhecimento e o currículo no contexto latino-americano. No primeiro lugar, explora as diferenças entre esses dois campos (campo do conhecimento e campo do currículo) em termos de seus discursos constituintes. Em segundo lugar, descreve a forma como o currículo expressa-se nos processos de reprodução cultural. Em terceiro lugar, descreve a dinâmica dos problemas curriculares na América Latina, à luz das políticas neoliberais que levaram à introdução de novas enfoques curriculares que se tornaram em paradigmáticos, por não dizer hegemônicos no continente.

Keywords : Conhecimento; Abordagens curriculares; Educação superior; Campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )