SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número64¿Estará muerto el conocimiento escolar poderoso?Conocimento escolar en Geografía: explorando discursos disputados en la definición de límites entre disciplinas en el currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

VILLA, Mario Díaz. Conhecimento e currículo. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.64, pp.113-133.  Epub 20-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n64a2018-06.

Este artigo faz parte dos resultados teóricos da pesquisa chamada “O currículo na educação superior na América Latina”. Um aspecto central desenvolvido nesta pesquisa foi a forma como o conhecimento é o princípio fundante da vida curricular na universidade. Este artigo apresenta elementos para a compreensão das relações entre o conhecimento e o currículo no contexto latino-americano. No primeiro lugar, explora as diferenças entre esses dois campos (campo do conhecimento e campo do currículo) em termos de seus discursos constituintes. Em segundo lugar, descreve a forma como o currículo expressa-se nos processos de reprodução cultural. Em terceiro lugar, descreve a dinâmica dos problemas curriculares na América Latina, à luz das políticas neoliberais que levaram à introdução de novas enfoques curriculares que se tornaram em paradigmáticos, por não dizer hegemônicos no continente.

Palabras clave : Conhecimento; Abordagens curriculares; Educação superior; Campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )