SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65As contradições do mundo e a unidade do discurso: filosofia e retórica em Antônio VieiraA cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FREITAS, Ana Beatriz Machado de. Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.463-492.  Epub 21-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-02.

Apresenta-se um estudo qualitativo bibliográfico em que se buscou identificar descrições referentes a experiências perceptivas por parte de quem apresenta transtorno do espectro do autismo (TEA). Foram selecionados excertos de publicações da autora Temple Grandin ou a ela referentes. Destacaram-se as descrições relacionadas à sensorialidade. Identificou-se que as alterações sensoriais interferem na autopercepção do corpo como unidade perceptiva nas relações com o mundo. À luz da obra Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty, discutiu-se a relevância da constituição do corpo próprio no qualitativo das experiências do perceber. Atenta-se para a importância da contribuição de pesquisas fenomenológicas a partir de autobiografias de pessoas com TEA, assim como do olhar para os movimentos e intencionalidades de seus corpos. São trazidas reflexões sobre possibilidades de ampliar a interatividade entre autistas e não autistas, a partir da compreensão dos diferenciais perceptivos, e assim favorecer a inclusão educacional de pessoas com autismo.

Palavras-chave : Autismo; Percepção; Corpo; Fenomenologia; Inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )