SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Contribuciones en la fenomenologia de la percepción para compreender la corporeidade de personas com autismoSobre el árbol y el rizoma: pensar el encuentro de la filosofía y la infancia más allá del método índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

WEIDUSCHADT, Patrícia; THUM, Carmo  y  THIES, Vania Grim. A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.493-526.  Epub 21-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-03.

Este artigo busca compreender a cultura local do povo pomerano por meio da análise de blocos temáticos derivados da metodologia da roda de diálogo. Com ações articuladas via programas de extensão e pesquisa, foram coletados dados nas comunidades da região meridional do Rio Grande do Sul, especificamente nos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul. Através da formação pedagógica de duas escolas municipais, foi possível construir seis blocos temáticos, dois dos quais são analisados neste artigo: os costumes representados pelas festividades e o mundo da educação (da casa, da escola e da igreja). Este trabalho, ancorado nos conceitos de memória (HALBWACHS, 1990; BOSI, 1987; CANDAU, 2014) e de campo (BOURDIEU, 1996), possibilitou depreender que a memória do grupo pomerano é construída coletivamente e que o campo religioso, tanto o oficial quanto o popular (BRANDÃO, 2004), orientou as diferentes manifestações culturais desse povo.

Palabras clave : Memória; Pomeranos; Roda de diálogo; Cultura local.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )