SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Local culture and interface with memory among pomeranians in Serra dos Tapes, state of Rio Grande do SulThe speeches of Education in everyday slogans and government pacts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

CARVALHO, Magda Costa  and  KOHAN, Walter Omar. Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.527-564.  Epub Sep 21, 2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-04.

Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação.

Keywords : Método; Filosofia para crianças; Infância do pensamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )