SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65A cultura local e as interfaces com a memória entre pomeranos na Serra dos Tapes, Rio Grande do SulOs discursos da Educação em slogans do cotidiano e nos pactos governamentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CARVALHO, Magda Costa  e  KOHAN, Walter Omar. Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.527-564.  Epub 21-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-04.

Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação.

Palavras-chave : Método; Filosofia para crianças; Infância do pensamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )