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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

BISSOTO, Maria Luísa. A educação como poiesis: um estudo conceitual. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.593-606.  Epub 21-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-06.

O texto é uma abordagem reflexiva do fenômeno “educação” procurando argumentar sobre as possibilidades de constituição de um agir educacional, que se configure como poiético. Para tanto, apoia-se em dois pressupostos referenciais: a) a vida como semiosfera e b) a educação como que-fazer ligante, acompanhando o pensamento de Ortega y Gasset. A proposição de uma educação poiética se traduz, com base nesses pressupostos, como a “recolha” interpretativa de sentidos, emersos do real, que nos insere na teia sígnica, na qual o cotidiano humano se constitui. Processo no qual emergem outras construções de sentidos e o descortinar de perspectivas de ser-no-mundo. Considera-se a fundamentalidade dessa recolha na compreensão do ser humano, e em como nos educamos para o contínuo processo de humanização.

Palavras-chave : Semiosfera; Educação; Poiesis.

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