SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Educación como poiesis: un estudio conceptualLógica e método em Lorenzo Valla índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

MOREIRA, Fernando de Sá. Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.607-650.  Epub 21-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-17.

O presente artigo propõe uma interpretação do tema da identidade pessoal nos escritos sobre educação do jovem Nietzsche. A reflexão nietzschiana sobre a educação é perpassada pelo conceito de si-mesmo e sua contraparte, o outro. Cada um desses conceitos desempenha papéis importantes na formação do indivíduo e possuem duas subdivisões básicas: o outro fora do indivíduo, o outro no interior do indivíduo, o si-mesmo no interior do indivíduo e o si-mesmo acima do indivíduo. O resultado é um si-mesmo mutável, mas não completamente sujeito à educação, e uma alteridade como ferramenta para o fortalecimento de identidades do indivíduo.

Palabras clave : Si-mesmo; Ipseidade; Alteridade; Educação; Autenticidade.

        · resumen en Inglés | Alemán     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )