SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65A educação como poiesis: um estudo conceitualLógica e método em Lorenzo Valla índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MOREIRA, Fernando de Sá. Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.607-650.  Epub 21-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-17.

O presente artigo propõe uma interpretação do tema da identidade pessoal nos escritos sobre educação do jovem Nietzsche. A reflexão nietzschiana sobre a educação é perpassada pelo conceito de si-mesmo e sua contraparte, o outro. Cada um desses conceitos desempenha papéis importantes na formação do indivíduo e possuem duas subdivisões básicas: o outro fora do indivíduo, o outro no interior do indivíduo, o si-mesmo no interior do indivíduo e o si-mesmo acima do indivíduo. O resultado é um si-mesmo mutável, mas não completamente sujeito à educação, e uma alteridade como ferramenta para o fortalecimento de identidades do indivíduo.

Palavras-chave : Si-mesmo; Ipseidade; Alteridade; Educação; Autenticidade.

        · resumo em Inglês | Alemão     · texto em Português     · Português ( pdf )