SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem NietzscheMedicina e Educação no Século XVIII: Rousseau inventor de Emílio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

BOCCHETTI, Andrea. Lógica e método em Lorenzo Valla. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.651-663.  Epub 21-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-07.

No panorama composto, mas infinitamente rico do Humanismo renascentista, a figura de Lorenzo Valla é canonicamente associada à importância da sua contribuição literária e filológica. Tal redução arrisca todavia subtrair da história do pensamento um importante aporte no campo da lógica e do método, que levou, após um longo e tortuoso curso, à elaboração da lógica e da ciência moderna. O domínio da reflexão de Valla, mobilizada por uma impostação exemplar do dispositivo metodológico aristotélico dominante até a idade média tardia, resultou, no final das contas, num primeiro passo na direção da superação das contorções escolásticas e da fixação do território que amadurecerá dois séculos depois com Descartes. Não se trata, todavia, de descobrir no pensamento valliano um mero ponto de descontinuidade, quanto, principalmente, mostrar como a recuperação do pensamento clássico (em particular da obra de Cícero e Quintiliano) e de sua reelaboração no período renascentista, consentiram o início daquela grande revolução lógica e científica que caracterizou e marcou a passagem à modernidade.

Palavras-chave : Lorenzo Valla; Humanismo; Lógica; Método; Antiaristotelismo.

        · resumo em Italiano | Inglês     · texto em Italiano     · Italiano ( pdf )