SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65La noción de educación para la maestría filosófica en la patrística y escolásticaPara um concepto habermasiano de acción pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. Para pensarmos a prática da pesquisa em Educação. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.725-746.  Epub 21-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-10.

A partir da distinção epistemológica entre ciências humanas e ciências da natureza, busca-se compreender as especificidades próprias da pesquisa em educação. Para tanto, além de Aristóteles, o presente artigo recorre fundamentalmente a Descartes e a Kant. Buscando compreender que o campo de investigação em educação, não pertencendo à objetivação dos entes naturais, mas antes àquilo mesmo que nos constitui, as múltiplas possibilidades de ser, é no horizonte da linguagem, intrinsecamente polissêmica, que devemos praticar as nossas pesquisas. Ainda que, a cada passo, tenhamos que ir construindo o nosso próprio caminho (método).

Palabras clave : Pesquisa em Educação; Método; Linguagem; Polissemia.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )