SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65To think research practice on EducationEducational practice, experience and affections in the constitution of students with success stories in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

ZASLAVSKY, Alexandre. Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.747-763.  Epub Sep 21, 2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-11.

O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa.

Keywords : Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )