SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Para pensarmos a prática da pesquisa em EducaçãoLa práctica educativa, experiencia y afectos en la constitución de estudiantes con casos de éxito en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ZASLAVSKY, Alexandre. Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.747-763.  Epub 21-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-11.

O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa.

Palabras clave : Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )