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Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
ZASLAVSKY, Alexandre. Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.747-763. Epub 21-Set-2020. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-11.
O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa.
Palavras-chave : Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática.