SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65Para pensarmos a prática da pesquisa em EducaçãoPrática educativa, vivência e afetos na constituição de alunos com histórias de sucesso na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

ZASLAVSKY, Alexandre. Para um conceito Habermasiano de ação pedagógica. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.747-763.  Epub 21-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-11.

O presente artigo trata das implicações pedagógicas da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em especial para um conceito de ação pedagógica. Mediante revisão das obras de Habermas e também da literatura específica, identifica uma tendência a compreender ação pedagógica enquanto processo argumentativo. Propõe conceito de ação pedagógica inscrito no discurso explicativo, cuja finalidade é a obtenção de entendimento quanto à inteligibilidade do significado. Desse modo, sugere solução ao problema da compatibilidade conceitual entre a pressuposição de simetria da ação comunicativa e de assimetria da ação pedagógica mediante a noção de uso didático da linguagem. Visa contribuir para a reflexão sobre uma didática comunicativa.

Palavras-chave : Ação comunicativa; Discurso explicativo; Ação pedagógica; Tematização didática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )