SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue65Educational practice, experience and affections in the constitution of students with success stories in schoolUtopia as critical potential of Capitalist Modernity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

GALLO, Sílvio. René Schérer e a Filosofia da Educação: primeiras aproximações. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.793-815.  Epub Sep 21, 2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-14.

Este artigo efetua um “sobrevoo” (no sentido conceitual de Deleuze e Guattari) sobre a obra do filósofo francês contemporâneo René Schérer com o objetivo de procurar os traços ali presentes de uma Filosofia da Educação. Elege três eixos ou pivôs na heterogeneidade da obra: a problematização da infância; uma política da hospitalidade; o anarquismo como marca de um pensamento aberto, rebelde e inovador para, a partir deles, traçar os contornos desta Filosofia da Educação. Apresenta a noção de “dispositivo pedagógico”, que promove uma infantilização das crianças. Na contramão deste processo, o filósofo propõe uma “infância maior”, que se afirma por si mesma, sem tutelas. Uma Filosofia da Educação pensada neste registro só pode ser tomada como abertura, expressão de um pensamento errante e anárquico, sem princípios (fundamentos) e sem transcendência. A proposta de uma educação que não seja pura condução, mas um “caminhar junto” com as crianças.

Keywords : Filosofia da Educação; René Schérer; Dispositivo pedagógico; Infância; Devir-criança.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )