SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65La práctica educativa, experiencia y afectos en la constitución de estudiantes con casos de éxito en la escuelaUtopia como potencial crítico da Modernidade Capitalista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

GALLO, Sílvio. René Schérer e a Filosofia da Educação: primeiras aproximações. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.793-815.  Epub 21-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-14.

Este artigo efetua um “sobrevoo” (no sentido conceitual de Deleuze e Guattari) sobre a obra do filósofo francês contemporâneo René Schérer com o objetivo de procurar os traços ali presentes de uma Filosofia da Educação. Elege três eixos ou pivôs na heterogeneidade da obra: a problematização da infância; uma política da hospitalidade; o anarquismo como marca de um pensamento aberto, rebelde e inovador para, a partir deles, traçar os contornos desta Filosofia da Educação. Apresenta a noção de “dispositivo pedagógico”, que promove uma infantilização das crianças. Na contramão deste processo, o filósofo propõe uma “infância maior”, que se afirma por si mesma, sem tutelas. Uma Filosofia da Educação pensada neste registro só pode ser tomada como abertura, expressão de um pensamento errante e anárquico, sem princípios (fundamentos) e sem transcendência. A proposta de uma educação que não seja pura condução, mas um “caminhar junto” com as crianças.

Palabras clave : Filosofia da Educação; René Schérer; Dispositivo pedagógico; Infância; Devir-criança.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )