SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número65René Schérer e a Filosofia da Educação: primeiras aproximaçõesLa vida justa y la invisibilidad del filósofo en la República de Platón índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

COELHO, Allan da Silva; RODRIGUES, Arlindo Manuel Esteves  y  WANDERLEY, Luiz Eduardo Waldemarin. Utopia como potencial crítico da Modernidade Capitalista. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.817-844.  Epub 21-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-15.

Utopia é um conceito moderno que articula a enunciação de um mundo melhor e a reflexão crítica sobre a realidade. Constitui, como formas da consciência (Mannheim) ou como modelos de perfeição (Hinkelammert), instrumento de análise da realidade sócio-política. Mesmo ante a secularização e a racionalização, o conceito permanece aparentado da religião, por articular esferas do desejo, de esperança ou do simbolismo, em que sonhar uma vida diferente aponta para a negação da realidade estabelecida. Neste texto, no diálogo do marxismo crítico de Bloch e Benjamin com a teologia latino-americana, indicamos a força da esperança frente fetiches e idolatrias do capitalismo na dialética do pensamento utópico e o pensamento mítico, como forma de renovar a abordagem dos problemas epistemológicos com a política. Considerar a ilusão transcendental permite outra crítica da razão instrumental e da estrutura epistemológica que nega e oculta a possibilidade da razão utópica e da razão mítica.

Palabras clave : Utopia; Modernidade; Fetiche; Pensamento mítico; Idolatria.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )