SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue66The writing as an aesthetic activity of teachers in continuing educationThe White Ribbon and authoritarian personality: a Critical Theory’s contribution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

VANZUITA, Alexandre  and  GARANHANI, Marynelma Camargo. A filosofia mestiça de Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1051-1073.  Epub Sep 22, 2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-05.

O presente artigo nasce na necessidade em sistematizar a discussão do Seminário de Estudos: “Michel Serres: relações entre corpo, conhecimento e educação” realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR. Um dos requisitos para conclusão do estágio pós-doutoral em Educação, no ano de 2017. Para isto, mobilizou-se um esforço em interpretar três obras de Michel Serres, no que tange as relações entre corpo, conhecimento e educação, sendo que o método comparatista do autor, em questão, provoca a comunicação entre os conceitos anunciados, de maneira misturada, mesclada, zebrada, conforme a linguagem que ele utiliza. Em síntese, Michel Serres considera o corpo como suporte do saber e da invenção. E o conhecimento que se produz na educação como mestiçagem.

Keywords : Michel Serres; Corpo; Conhecimento; Educação; Mestiçagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )