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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GOMIDE, Ana Paula de Ávila. A Fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1075-1097.  Epub 22-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-06.

Tendo como referencial os autores da teoria crítica da sociedade - Adorno, Horkheimer e Marcuse -, este ensaio volta-se para a discussão do caráter autoritário, a partir de alguns elementos encontrados no filme A Fita Branca, de Michael Haneke. Os temas sobre a educação, a formação do indivíduo e as bases psicossociais da personalidade autoritária, estudados pelos frankfurtianos, foram considerados. Enfim, o filme ilustra o clima cultural propenso ao fascismo, lançando luz aos efeitos perversos das pressões civilizatórias repressivas baseadas na violência e na indiferenciação dos sujeitos: a dominação da natureza e, por sua vez, as formas pelas quais a “natureza” oprimida parece se vingar.

Palavras-chave : Teoria crítica; Indivíduo; Formação; Autoritarismo.

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