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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ROHLING, Marcos. Formação moral, florescimento humano e público educado. A educação na teoria moral de MacIntyre. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1099-1129.  Epub 22-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-17.

Pretende-se, neste trabalho, discutir a educação na teoria moral de MacIntyre. Para tanto, o texto é estruturado do seguinte modo: em primeiro lugar, volta-se a atenção para a definição de educação e sua relação com os contextos sociais, no interior dos quais se dá o envolvimento com as práticas; num segundo momento, discutem-se os objetivos da educação e das instituições educacionais, notadamente a criação de um público educado; por fim, na terceira parte, alterca-se a respeito do conteúdo da educação. Apresenta-se como o pensador escocês concebe a disposição curricular para que a sua perspectiva da educação se realize, considerando, inclusive, o papel da universidade nesse empreendimento. Defender-se-á neste texto, portanto, que, através da educação, MacIntyre pretende resolver muitos dos problemas da moralidade contemporânea mediante a criação de critérios de justificação moral (um público educado) e da educação para as virtudes.

Palabras clave : Formação Moral; Florescimento Humano; Público Educado; Universidade; Educação.

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