SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número66Formación Moral, Florescimento Humano y Público Educado. La Educación en la Teoría Moral de MacIntyreJúlia ou a Nova Heloísa: entre a literatura e a filosofia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ZUIN, Vânia Gomes  y  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A indústria cultural algorítmica na era da Internet das Coisas. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1131-1156.  Epub 22-Sep-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-07.

A Internet das Coisas e a tecnologia algorítmica de captura, ranqueamento e classificação de dados aproximam-se cada vez mais na denominada cultura digital. A partir do momento em que os bilhões de objetos puderem como que “conversar initerruptamente entre si”, e estes dados forem coletados, armazenados, interpretados, selecionados e transmitidos para o controle de empresas gigantes tais como Google, Facebook e Amazon, os algoritmos dos mecanismos de busca destes gigantes da Internet poderão ranquear e classificar as informações de tal forma inaudita. Diante deste contexto, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, refletir criticamente sobre o modo como determinadas características da indústria cultural se metamorfoseiam diante da consolidação de sua reprodutibilidade algorítmica na sociedade da Internet das Coisas. Pretende-se também analisar as consequências da indústria cultural algorítmica em relação à autoridade, à formação, à personalização, à vigilância e à memória.

Palabras clave : Indústria cultural algorítmica; Internet das Coisas; Cultura digital; Teoria crítica; Semiformação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )