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Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SANCHES, Eduardo Oliveira  e  SILVA, Divino José da. A modernidade da infância e a infância da modernidade em Walter Benjamin. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1203-1228.  Epub 22-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-10.

Este estudo de natureza teórica busca investigar o que Bolle (1984) denominou de cultura da criança no contexto da modernidade na Obra de Walter Benjamin. Para direcionarmos nossa investigação, recorremos à análise dos ensaios benjaminianos em que, privilegiadamente, o tema da infância aparece, em especial as obras Reflexões sobre a criança, o brinquedo, a educação (2002) e Infância berlinense: 1900 (2013). A cultura da criança constitui-se e é apresentada nos ensaios de Benjamin por meio de caminhos em que memória e história se cruzam, portanto, aparece diluída nos elementos históricos que registram uma temporalidade em transformação e reacomodação dos papéis sociais na sociedade em que a própria ideia de infância é redefinida como moderna.

Palavras-chave : Infância; Cultura da criança; Modernidade; Protagonismo infantil; Walter Benjamin.

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