SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue66To think the history teaching and the sensible pasts: contributions of the decolonial thinkingReflections on Paulo Freire’s method. More than a methodology, a political praxis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

JUNGES, Fábio César; SOUZA, Antonio Escandiel de  and  ADAMS, Adair. O pensar compreensivo e o inflacionamento do pensar informativo na educação. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1255-1271.  Epub Sep 22, 2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-12.

O artigo apresenta argumentos que versam sobre a questão da pesquisa nas escolas sob a perspectiva das novas tecnologias e de seus desafios. O objetivo é mostrar os riscos que se corre nas pesquisas diante do novo cenário que se vive, baseado na internet. Ao mesmo tempo em que são disponibilizados materiais da melhor qualidade, obras de autores clássicos e de pesquisas recentes mais avançadas das mais diversas áreas do conhecimento, os resultados interpretativos destes estão aquém das pesquisas que eles exigem. O artigo trabalha com a hipótese de que nunca se teve tanto acesso e condições para pesquisa na escola quanto na atualidade, mas que, talvez, seja o momento em que a ideia de pesquisa, em sua história, esteja mais enfraquecida. Este momento reflexivo se apresenta em forma de “conto”, enquanto tentativa de superação de uma linguagem tecnocibernética.

Keywords : Internet; Pesquisa; Estudante; Escola; Conto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )