SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número66Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonialReflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

JUNGES, Fábio César; SOUZA, Antonio Escandiel de  e  ADAMS, Adair. O pensar compreensivo e o inflacionamento do pensar informativo na educação. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1255-1271.  Epub 22-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-12.

O artigo apresenta argumentos que versam sobre a questão da pesquisa nas escolas sob a perspectiva das novas tecnologias e de seus desafios. O objetivo é mostrar os riscos que se corre nas pesquisas diante do novo cenário que se vive, baseado na internet. Ao mesmo tempo em que são disponibilizados materiais da melhor qualidade, obras de autores clássicos e de pesquisas recentes mais avançadas das mais diversas áreas do conhecimento, os resultados interpretativos destes estão aquém das pesquisas que eles exigem. O artigo trabalha com a hipótese de que nunca se teve tanto acesso e condições para pesquisa na escola quanto na atualidade, mas que, talvez, seja o momento em que a ideia de pesquisa, em sua história, esteja mais enfraquecida. Este momento reflexivo se apresenta em forma de “conto”, enquanto tentativa de superação de uma linguagem tecnocibernética.

Palavras-chave : Internet; Pesquisa; Estudante; Escola; Conto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )