SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue66Comprehensive Thinking and Inflating Thinking in EducationSchiller, Arendt and the scape from the scope of needs: aesthetics, education and politics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

CRISTI, Miguel Ahumada  and  GARCIA, Xus Martín. Reflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis política. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1273-1306.  Epub Sep 22, 2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-13.

Em ocasiões, Paulo Freire é enunciado como um ‘metodólogo’. Tal enunciado é só em parte acertado, pois para além de uma simples metodologia, a pedagogia de Freire é uma práxis política. Para mostrar isto, que ainda pareça obvio não está tão claro no ambiente acadêmico, no presente texto descreveremos e refletiremos o método dialógico do professor pernambucano; isto é, faremos uma compreensão crítica das bases teóricas e da prática da ideia de educação como liberação baseada no diálogo, sua fundamentação e sua práxis. Em síntese, o texto constitui um retrato compreensivo do método de conscientização e dos fundamentos pedagógicos, filosóficos e políticos que respaldam a Freire.

Keywords : Método Paulo Freire; Llibertação; Práxis político-pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )