SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue66Reflections on Paulo Freire’s method. More than a methodology, a political praxisLife as Dream. Rereading the Book of Disquiet in the light of “lucid dreaming” and “dream yoga” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

ECCEL, Daiane. Schiller, Arendt e a fuga do reino das necessidades: estética, formação e política. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1307-1334.  Epub Sep 22, 2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-15.

Apesar de pertencerem a diferentes séculos, Friedrich Schiller e Hannah Arendt diagnosticam seu próprio tempo, caracterizam nossa condição humana e identificam-se como devedores intelectuais de Kant. Em sua obra Educação estética do homem: em uma série de cartas, Schiller encontra na arte a via de saída para a decadência política. Arendt, em seu artigo “A crise na cultura: sua importância social e política”, identifica as relações presentes entre cultura, arte e política. Investigar o que há de comum nas teses desses dois autores, assim como identificar as diferenças entre eles, constitui o objetivo deste artigo. Na primeira parte, trataremos das percepções de ambos os autores a respeito da condição animal do homem, bem como da necessidade de transgredi-la. Na segunda, verificaremos se há, na obra de Arendt, elementos correspondentes ao “homem que joga”, de Schiller, e, finalmente, mostraremos os fundamentos kantianos comuns em ambos os pensadores.

Keywords : Arendt; Schiller; Filosofia; Estética; Educação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )