SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número66Reflexões sobre o Método Paulo Freire. Para além de uma metodologia, uma práxis políticaA vida como sonho. Reler o Livro do desassossego à luz do “sonho lúcido” e do “yoga do sonho” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

ECCEL, Daiane. Schiller, Arendt e a fuga do reino das necessidades: estética, formação e política. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1307-1334.  Epub 22-Set-2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-15.

Apesar de pertencerem a diferentes séculos, Friedrich Schiller e Hannah Arendt diagnosticam seu próprio tempo, caracterizam nossa condição humana e identificam-se como devedores intelectuais de Kant. Em sua obra Educação estética do homem: em uma série de cartas, Schiller encontra na arte a via de saída para a decadência política. Arendt, em seu artigo “A crise na cultura: sua importância social e política”, identifica as relações presentes entre cultura, arte e política. Investigar o que há de comum nas teses desses dois autores, assim como identificar as diferenças entre eles, constitui o objetivo deste artigo. Na primeira parte, trataremos das percepções de ambos os autores a respeito da condição animal do homem, bem como da necessidade de transgredi-la. Na segunda, verificaremos se há, na obra de Arendt, elementos correspondentes ao “homem que joga”, de Schiller, e, finalmente, mostraremos os fundamentos kantianos comuns em ambos os pensadores.

Palavras-chave : Arendt; Schiller; Filosofia; Estética; Educação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )