SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67Usos de la prosopografía para la historia de los intelectuales de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ALVES, Claudia. Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.27-55.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-47879.

No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades do processo histórico brasileiro que exigem atenção para que se proceda a uma utilização apropriada do arsenal metodológico na pesquisa histórica em educação realizada no Brasil.

Palabras clave : História dos intelectuais; Jean-François Sirinelli; História da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )