SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número67Usos da prosopografia para a história dos intelectuais da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

ALVES, Claudia. Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.27-55.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-47879.

No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades do processo histórico brasileiro que exigem atenção para que se proceda a uma utilização apropriada do arsenal metodológico na pesquisa histórica em educação realizada no Brasil.

Palavras-chave : História dos intelectuais; Jean-François Sirinelli; História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )